quarta-feira, 29 de setembro de 2010

A águia e o pardal



O sol anunciava o final de mais um dia e lá, entre as árvores, estava Andala, um pardal que não se cansava de observar Yan, a grande águia.

Seu voo preciso, perfeito, enchia seus olhos de admiração.

Sentia vontade em voar como a águia, mas não sabia como o fazer.

Sentia vontade em ser forte como a águia, mas não conseguia assim ser.

Todavia, não cansava de segui-la por entre as árvores só para vislumbrar tamanha beleza...

Um dia estava a voar por entre a mata a observar o vôo de Yan, e de repente a águia sumiu da sua visão.

Voou mais rápido para reencontrá-la, mas a águia havia desaparecido.

Foi quando levou um enorme susto: deparou de uma forma muito repentina com a grande águia a sua frente.

Tentou conter o seu vôo, mas foi impossível, acabou batendo de frente com o belo pássaro.

Caiu desnorteado no chão e quando voltou a si, pode ver aquele pássaro imenso bem ao seu lado observando-o.

Sentiu um calafrio no peito, suas asas ficaram arrepiadas e pôs-se em posição de luta.

A águia em sua quietude apenas o olhava calma e mansamente, e com uma expressão séria, perguntou-lhe:

Por que estás a me vigiar, Andala?

Quero ser uma águia como tu, Yan.

Mas, meu vôo é baixo, pois minhas asas são curtas e vislumbro pouco por não conseguir ultrapassar meus limites.

E como te sentes amigo sem poder desfrutar, usufruir de tudo aquilo que está além do que podes alcançar com tuas pequenas asas?

Sinto tristeza. Uma profunda tristeza. A vontade é muito grande de realizar este sonho... - O pardal suspirou olhando para o chão... E disse:
Todos os dias acordo muito cedo para vê-la voar e caçar.

És tão única, tão bela.

Passo o dia a observar-te. E não voas? Ficas o tempo inteiro a me observar? Indagou Yan.

Sim. A grande verdade é que gostaria de voar como tu voas... Mas as tuas alturas são demasiadas para mim e creio não ter forças para suportar os mesmos ventos que, com graça e experiência, tu cortas harmoniosamente...

Andala, bem sabes que a natureza de cada um de nós é diferente, e isto não quer dizer que nunca poderás voar como uma águia.

Sê firme em teu propósito e deixa que a águia que vive em ti possa dar rumos diferentes aos teus instintos.

Se abrires apenas uma fresta para que esta águia que está em ti possa te guiar, esta dar-te-á a possibilidade de vires a voar tão alto como eu.

Acredita! - E assim, a águia preparou-se para levantar vôo, mas voltou-se novamente ao pequeno pássaro que a ouvia atentamente:

Andala, apenas mais uma coisa: Não poderás voar como uma águia, se não treinares incansavelmente por todos os dias.

O treino é o que dá conhecimento, fortalecimento e compreensão para que possas dar realidade aos teus sonhos.

Se não pões em prática a tua vontade, teu sonho sempre será apenas um sonho.

Esta realidade é apenas para aqueles que não temem quebrar limites, crenças, conhecendo o que deve ser realmente conhecido.

É para aqueles que acreditam serem livres, e quando trazes a liberdade em teu
coração poderás adquirir as formas que desejares, pois já não estarás apegado a nenhuma delas, serás livre!

Um pardal poderá, sempre, transformar-se numa águia, se esta for sua vontade.

Confia em ti e voa, entrega tuas asas aos ventos e aprende o equilíbrio com eles.

Tudo é possível para aqueles que compreenderam que são seres livres, basta apenas acreditar, basta apenas confiar na tua capacidade em aprender e ser feliz com tua escolha!

sábado, 18 de setembro de 2010

Você conhece os desejos de Deus para a sua vida?


Aquele que caminha na luz de Deus será socorrido por Ele no dia da dificuldade. O Senhor lhe mandará ajuda e, muitas vezes, por meios inesperados, Ele socorrerá você, enviará a força de que você necessita para aquele momento. No entanto, por vezes, nós esperamos mais do que precisamos e ficamos pensando: "Eu quero sentir uma superforça dentro de mim". E quando recebemos a graça chamada "Batismo no Espírito Santo" (também conhecida como "efusão"), nós sentimos no coração uma força capaz de mudar o mundo e, assim, acabam o medo, a angústia, a tristeza e nos sentimos livres. Essa é uma força de vida dentro de nós, a qual faz com que acreditemos no impossível.
Mas há situações na nossa vida nas quais Deus manda a força suficiente para vencer aquele determinado problema, e quando aparecer um problema maior, Ele mandará uma força ainda maior. E, dessa forma, o Senhor vai nos levando a resolver um problema de cada vez. Isso se dá quando nós nos entregamos a Deus. Uma vez que você aceitou, renovou a sua consagração e se entregou nas mãos do Pai e a Ele se confiou, Ele vai conduzir você e todos os seus projetos serão bem-sucedidos, porque a luz d'Ele o ilumina e a mão d'Ele o guia por uma estrada segura.
O Senhor conhece os desejos do seu coração, Ele sabe por que você reza neste momento, sabe qual o desejo que está em seu interior. Mas eu pergunto a você: Deus conhece os seus desejos, mas você conhece qual é o desejo d'Ele para você no dia de hoje? Porque a sua felicidade está em que se cumpra, na sua vida, a vontade de Deus Pai. Quando você caminha para a vontade do Senhor, não tem como o mal acampar na sua vida; ele pode até resvalar em você, mas não o tira mais de Deus.
É preciso saber escutar o Senhor no decorrer do dia. Escutar como Jesus O escutou; Cristo não tomava decisões, mesmo sendo Deus, sem antes consultar o Pai. Quando Ele teve de escolher os apóstolos, assim como em todas as situações, Ele rezou ao Pai.
O que é rezar? É conversar com Deus, não é só dizer as coisas a Ele, mas é também escutá-Lo no coração. Oração é diálogo. Diz a Palavra de Deus que Jesus, todos os dias, se retirava para orar, para ficar em intimidade com o Pai, para conhecer os projetos do Pai para Ele naquele dia.
Da mesma forma, para você descobrir o que Deus quer para você basta estar atento e se revestir de Jesus Cristo. E como é que eu posso me revestir de Jesus? Nas intenções d'Ele, nos pensamentos, nos sentimentos, agindo como Nosso Senhor agiria naquela situação.
Esse tipo de oração não fica sem resposta. É preciso revestir os pensamentos com os pensamentos de Cristo, banir da nossa cabeça os pensamentos indecentes, a maquinação para a vingança, as fofocas geradas dentro de nós. Pois esses pensamentos não nos unem a Deus e envenenam a nossa alma e as nossas atitudes.
Quando sabemos disso, vamos abrindo mão dos pensamentos de ódio, medo, vingança, de tristezas, de julgamentos que fazemos das pessoas e tirando de nós até as preocupações exageradas, para que, dessa forma, possamos ter os pensamentos de Jesus, desse Deus maravilhoso, que se fez Homem e que se preocupava com o hoje.
Jesus não precisou se preocupar com o futuro, você sabe por quê? Porque Ele o salvaguardou construindo bem o hoje, o presente. Se você viver bem a sua vida hoje, o amanhã será bom por consequência.
Márcio Mendes
Comunidade Canção Nova

terça-feira, 14 de setembro de 2010

O político e a formiga


Daniel Connel (1775- 1847) deixou uma legenda de bravura e tenacidade. É conhecido como o Libertador da Irlanda. Usando todos os meios possíveis, lutou pelos direitos dos cidadãos.. Dizia ele: “Nada pode ser politicamente certo se for moralmente injusto”. Perseguido e com poucos recursos, teve de fugir e esconder-se numa floresta. Pensava em abandonar a luta. Mas a atitude de uma formiga o fez mudar de posição.
A PEQUENA formiga tentava carregar uma folha dez vezes maior do que ela. Parecia uma loucura. Arrastava a folha, caía, recomeçava. Depois de muito esforço arrastou a folha até a entrada do formigueiro. Ali mais um duro golpe. Depois de tanta luta a folha não passava pela porta de sua casa. Tudo levava a desistir. Porém, ela entrou no formigueiro. Pouco depois saiu, acompanhada de uma dezena de outras formigas. Cortaram a folha em pedaços e a introduziram no formigueiro, sem maior dificuldade. Lá dentro muitas esperavam, tinham necessidade da folha.
DANIEL Connel aprendeu a lição da formiga. Voltou à luta, mudou de método, buscou voluntários e acabou melhorando as condições de vida dos cidadãos de seu país. Tornou-se um dos políticos mais conhecidos da Europa.
VIVER é lutar. A luta supõe sonhos, estratégia e perseverança. Aquele que desanima diante da primeira adversidade não chega a lugar nenhum. Como justificativa lamenta que tudo é difícil para todos. Muitos apostam no comodismo, desistem de lutar e morrem sem conhecer o sabor da vitória.
GIUSEPPE Verdi foi aconselhado a desistir da música, mas tornou-se o imortal maestro das óperas italianas. Abraham Lincoln, antes de tornar-se presidente dos Estados Unidos, fracassou dezenas de vezes. Churchill, o grande político inglês, repetiu três vezes o segundo ano primário.
TODOS eles tiveram confiança em suas capacidades. Tinham certeza que a última palavra não havia sido dita e continuaram lutando. E venceram. Demóstenes, depois de uma derrota, lembrava aos cidadãos: “Ainda não empregamos todas as forças”. Foi um vitorioso. Além de todas as motivações humanas, o cristão busca força na fé. São Paulo proclama: “Tudo posso naquele que me fortalece” (Fil 4, 13).
Dom Itamar Vian

sábado, 11 de setembro de 2010

A espera




Vivemos esperando, dias melhores...

Como dói esperar aquilo que se sabe que nunca vai chegar. Então por quê se espera?

A espera alimenta a alma e conforta os corações ao mesmo passo em que os deixa inquietos. É um paradoxo, certamente.

Te espero, você vem.

Te espero, você não vem.

O infinito se faz em meu peito.Parece um buraco negro, coisa sem fim.

Sinto dor.

Te quero bem.

Por que você não vem?


Por Águia Pequena

sexta-feira, 10 de setembro de 2010


Tudo o que eu preciso para viver carrego sem ocupar as mãos.

Tudo o que eu preciso para ser feliz não se transporta numa caixa, não se guarda numa bolsa, nem pesa nos ombros.

Carrego comigo o que é possível para me movimentar livre, nesse mundo tão cheio de coisas.

As coisas que eu carrego não têm peso, nem forma, nem volume.

São coisas que me alimentam sem que eu precise comer.

Que me locomovem sem que eu precise caminhar.

Que me alegram sem que eu precise comprar.

Carrego comigo a sabedoria herdada dos meus pais.

A dignidade conquistada com o meu trabalho.

As lições aprendidas na dor.

O amor dos meus afetos.

E a força da minha fé.

Com isso eu posso ir mais longe do que qualquer viajante carregado de bagagem.

Assim fica mais fácil viver e andar por aí.

Porque coisas ocupam espaços, atravancam caminhos, bloqueiam a visão.

As coisas que não cabem no coração, pesam nos braços.

Por isso eu sou carregado por Jesus.

quarta-feira, 8 de setembro de 2010


” As pessoas têm estrelas que não são as mesmas. Para uns, que viajam, as estrelas são guias. Para outros, elas não passam de pequenas luzes. Para outros, os sábios, são problemas. Para o meu negociante, eram ouro. Mas todas essas estrelas se calam. Tu porém, terás estrelas como ninguém… Quero dizer: quando olhares o céu de noite, (porque habitarei uma delas e estarei rindo), então será como se todas as estrelas te rissem! E tu terás estrelas que sabem sorrir! Assim, tu te sentirás contente por me teres conhecido. Tu serás sempre meu amigo (basta olhar para o céu e estarei lá). Terás vontade de rir comigo. E abrirá, às vezes, a janela à toa, por gosto… e teus amigos ficarão espantados de ouvir-te rir olhando o céu. Sim, as estrelas, elas sempre me fazem rir!”

O pequeno príncipe

segunda-feira, 6 de setembro de 2010

sábado, 4 de setembro de 2010

Deus


Deus é alegria.

Uma criança é alegria.

Deus e uma criança tem isso em comum:

ambos sabem que o univrso é uma caixa de brinquedos.

Deus vê o mundo com olhos de uma criança.

Está sempre à procura de companheiros para brincar.

Rubem Alves. Carpe diem. São Paulo: Papirus, 2001.