terça-feira, 14 de setembro de 2010

O político e a formiga


Daniel Connel (1775- 1847) deixou uma legenda de bravura e tenacidade. É conhecido como o Libertador da Irlanda. Usando todos os meios possíveis, lutou pelos direitos dos cidadãos.. Dizia ele: “Nada pode ser politicamente certo se for moralmente injusto”. Perseguido e com poucos recursos, teve de fugir e esconder-se numa floresta. Pensava em abandonar a luta. Mas a atitude de uma formiga o fez mudar de posição.
A PEQUENA formiga tentava carregar uma folha dez vezes maior do que ela. Parecia uma loucura. Arrastava a folha, caía, recomeçava. Depois de muito esforço arrastou a folha até a entrada do formigueiro. Ali mais um duro golpe. Depois de tanta luta a folha não passava pela porta de sua casa. Tudo levava a desistir. Porém, ela entrou no formigueiro. Pouco depois saiu, acompanhada de uma dezena de outras formigas. Cortaram a folha em pedaços e a introduziram no formigueiro, sem maior dificuldade. Lá dentro muitas esperavam, tinham necessidade da folha.
DANIEL Connel aprendeu a lição da formiga. Voltou à luta, mudou de método, buscou voluntários e acabou melhorando as condições de vida dos cidadãos de seu país. Tornou-se um dos políticos mais conhecidos da Europa.
VIVER é lutar. A luta supõe sonhos, estratégia e perseverança. Aquele que desanima diante da primeira adversidade não chega a lugar nenhum. Como justificativa lamenta que tudo é difícil para todos. Muitos apostam no comodismo, desistem de lutar e morrem sem conhecer o sabor da vitória.
GIUSEPPE Verdi foi aconselhado a desistir da música, mas tornou-se o imortal maestro das óperas italianas. Abraham Lincoln, antes de tornar-se presidente dos Estados Unidos, fracassou dezenas de vezes. Churchill, o grande político inglês, repetiu três vezes o segundo ano primário.
TODOS eles tiveram confiança em suas capacidades. Tinham certeza que a última palavra não havia sido dita e continuaram lutando. E venceram. Demóstenes, depois de uma derrota, lembrava aos cidadãos: “Ainda não empregamos todas as forças”. Foi um vitorioso. Além de todas as motivações humanas, o cristão busca força na fé. São Paulo proclama: “Tudo posso naquele que me fortalece” (Fil 4, 13).
Dom Itamar Vian

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é importante para o nosso voo.
Obrigada por acrescentar...